24 de março de 2014

Vereadores aprovam projeto de lei da Câmara Itinerante

Iniciativa proposta pelo vereador Obelino Marques pretende ampliar a participação popular nas decisões do legislativo, levando as reuniões para diferentes regiões da cidade

A Câmara Municipal de Contagem adotou uma importante medida para ampliar a participação popular. De autoria do vereador Obelino Marques (PT), o legislativo aprovou o projeto de lei nº 32/2009, que passa a autorizar as reuniões dos parlamentares fora da Casa Legislativa.

Segundo o vereador Obelino Marques, autor do projeto, a proposta tem como principal finalidade aproximar a população do exercício parlamentar. Para ele, com a iniciativa, as pessoas vão poder sugerir, criticar, bem como acompanhar de perto os trabalhos dos vereadores, que não terão mais que se reunir exclusivamente no prédio da Câmara Municipal de Contagem.

Tida como a Casa do Povo, a Câmara Municipal de Contagem realiza suas reuniões todas as terças-feiras, a partir das 9h. O dia e horário acaba complicando a vida de quem gostaria de assistir e participar das reuniões, já que a maioria das pessoas está trabalhando ou estudando, o que dificulta o efetivo engajamento popular.

E o projeto pretende mudar justamente isso. O objetivo da iniciativa é deslocar as seções da Câmara para as mais diversas regiões da cidade, em horários e dias alternativos, envolvendo ainda mais a população da cidade.

Pretendendo ampliar a participação popular e o olhar dos vereadores sobre os problemas da cidade, o projeto Câmara Itinerante, do vereador Obelino Marques vem como resposta a uma demanda antiga da cidade. Há bastante tempo a população demanda por uma maior aproximação e mais visibilidade em relação as ações dos vereadores por parte das comunidades, deslocando as seções do legislativo para as mais diversas regiões de Contagem, que muitas vezes ficam longe do centro administrativo, onde se localiza o prédio da Câmara Municipal.