10 de abril de 2014

Preservação do meio ambiente é uma das bandeiras do vereador

Projeto de lei apresentado em 2011 visa acabar com o uso dos copos descartáveis de plástico nas repartições públicas

Voltado para a preservação do meio ambiente, o vereador Obelino apresentou, em 2011, um projeto de lei que visa acabar com o uso dos copos plásticos nas repartições públicas do município de Contagem.

Em substituição a este objeto, que leva mais de cem anos para se decompor, o vereador sugere o uso de copos produzido com material biodegradável de papal.

“Essa medida visa reduzir o impacto ambiental causado pela enorme quantidade de copos que são despejados pelo poder público nos aterros sanitários. O objetivo é reduzir a agressão ao meio ambiente e despertar a consciência ambiental, que é urgente e precisa da união de todos”, argumentou Obelino.

O vereador Obelino estuda ainda a viabilidade jurídica de que a lei seja extensiva ao setor privado, e está abrindo um debate com as partes interessadas, que é o setor produtivo, e sindicatos representativos das categorias econômicas e profissionais.

Alerta

O Brasil produz aproximadamente 100.000 mil toneladas de lixo por dia. Cada brasileiro produz, em média, 500 gramas de lixo por dia, podendo chegar a mais de 1 quilo, dependendo do seu poder aquisitivo. Mais de 50% do que chamamos lixo e que formará os chamados “lixões” é composto de matérias que podem ser reutilizadas ou recicladas.