24 de março de 2014

Parlamentar se manifesta contra o racismo

Vereadores de Contagem encaminharam moção de apoio a Tinga, que foi alvo de discriminação

A Câmara Municipal de Contagem se uniu aos vários órgãos públicos e personalidades do mundo inteiro em apoio ao jogador de futebol Tinga, do Cruzeiro.

Os parlamentares se uniram em sinal de protesto contra as manifestações racistas sofridas pelo atleta na última quarta-feira, 12, no Peru, em jogo válido pela Copa Libertadores da América.

A partir da iniciativa dos vereadores Obelino Marques (PT) na reunião plenária da última terça-feira,18, todos os parlamentares assinaram uma moção encaminhada para o jogador.

Contra o preconceito

Obelino se manifestou, destacando a importância de colocar o assunto em pauta em todo o país. “Esse processo de igualdade racial e dos debates de políticas de inclusão é muito difícil no Brasil. Por mais que as pessoas afirmem que não exista preconceito no nosso país, ele é estampado, não apenas em relação à questão racial, mas em outras minorias também”, disse Obelino.

Segundo o parlamentar, o preconceito racial ainda é uma realidade longe de ser alterada. “Fico pensando em quando isso será mudado”.

Apesar de tanta tecnologia e mudanças conquistadas atualmente, Obelino falou ainda sobre as grandes e tristes dificuldades enfrentadas pelos negros. “Nós, negros, sabemos como é difícil, muitas vezes, o atendimento em estabelecimentos comerciais, pois eles olham a aparência e, se você é negro, aumenta-se a ação de discriminação”, completou.

Ao final, a partir de um pedido do vereador Obelino Marques, o presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), abriu a moção para a assinatura de todos os parlamentares e solicitou também que fosse encaminhada ao Cruzeiro Esporte Clube.