9 de fevereiro de 2009

Obelino parabeniza iniciativa popular que criou projeto Ficha Limpa

Iniciativa que recolheu 1,3 milhão de assinaturas pelo Brasil, propondo o impedimento de candidaturas de pessoas com determinadas pendências na Justiça

O vereador Obelino Marques fez uso do grande expediente, durante reunião plenária na Câmara Municipal, para congratular o projeto de Lei denominado Ficha Limpa, de autoria de iniciativa popular, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que foi entregue ao Congresso Nacional para votação.

Obelino Marques, que também é advogado e tem grande participação nas questões da Igreja Católica e do movimento Fé e Política, parabenizou a iniciativa que recolheu 1,3 milhão de assinaturas pelo Brasil, propondo o impedimento de candidaturas de pessoas com determinadas pendências na Justiça.

Segundo o texto, não poderão concorrer a cargo público pessoas condenadas em primeira instância, ou com denúncia recebida por um tribunal, por crimes de racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas, além dos candidatos condenados por compra de votos ou uso eleitoral da máquina.

“Essa iniciativa vem no sentido de moralizar ainda mais o nosso trabalho. Além disso, Projetos de iniciativa popular com apoio de entidades respeitadas trazem mais legitimidade ao Projeto, fazendo com que se configure automaticamente como de interesse coletivo”, afirma Obelino.

O vereador, ainda, afirma que a participação popular é fundamental para consolidar a democracia. “No nosso mandato, eu sempre abri espaço para a população acompanhar o trabalho, participar dele, fiscalizá-lo e propor ações. Colocamos o mandato na rua para que o povo possa fazer dele um instrumento de transformação. Isto é bom e fortalece a democracia”, declara Obelino.