14 de agosto de 2014

Obelino leva sua experiência com os estudos para os moradores da região

Até os 17 anos Obelino era analfabeto. A partir dessa idade ele começou a estudar e nunca mais parou, mudando radicalmente de vida, se tornando um homem respeitado perante a sociedade, na esfera jurídica e política

A transformação do cidadão se dá, entre outras coisas, através dos livros, do caderno, do lápis e da borracha. A dedicação aos estudos cria várias oportunidades de crescimento social, intelectual e profissional.

Exemplo disso é a história de vida do hoje vereador e advogado Obelino Marques (PT). Até os 17 anos Obelino era analfabeto. A partir dessa idade ele começou a estudar e nunca mais parou, mudando radicalmente de vida, se tornando um homem respeitado perante a sociedade, na esfera jurídica e política.

Obelino, mesmo antes de ser eleito vereador, tenta levar a sua experiência com os estudos para o maior número de pessoas possíveis. A forma encontrada por ele foi criar um curso de alfabetização para jovens e adultos, na escola Glória Marques, voltado para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar na idade habitual. Obelino lecionou, de forma voluntária, por vários anos neste projeto.

Este curso foi o divisor de águas para centenas de pessoas da região. Vários alunos deste programa ingressaram na faculdade e hoje são advogados, psicólogos, engenheiros, assistente social e etc. Atualmente o curso é administrado pela Prefeitura, onde foram criados núcleos em várias regiões da cidade e recebe o nome de EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Eleito vereador, Obelino teve maiores oportunidades de contribuir com o desenvolvimento das pessoas pela educação. Hoje ele apoia a ONG Impacto, que tem como carro chefe a educação e a inclusão social.

A ONG criou cursos preparatórios para concursos, vestibular e ENEM. Profissionais capacitadas ministram aulas de português e matemática com foco nessas áreas. Apesar de recente, duas alunas do projeto conseguiram ingressar em instituições de ensino técnico e superior gratuitos graças ao preparatório.

Obelino ajudou a criar na ONG o curso de noções básicas de contabilidade para pequenos empreendedores da região. Além disso, por iniciativa deste vereador, a ONG Impacto construiu o laboratório de informática, com o objetivo de inserir no mundo virtual pessoas que não têm condições de bancar um curso particular.

Este laboratório conta com vários computadores novos e modernos e um profissional preparado para acompanhar os participantes, além de disponibilizar vários horários durante o dia para atender a comunidade.

A ONG Impacto fica na rua Nossa Senhora de Fátima, nº 356, bairro Nacional – Contagem – fone: 3913-6337.