18 de agosto de 2014

Obelino é homenageado pelo Sindicado dos Metalúrgicos de BH\Contagem

Durante evento, Obelino enalteceu as lutas do Sindicato durante a ditadura militar no país

Obelino

Foi realizada, no último sábado (16), a festa dos 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem. A entidade, que completou seu aniversário no dia 11 de agosto,  homenageou 80 ex-diretores, dirigentes, funcionários, entidades e sindicalistas que fizeram e fazem parte da história do Sindicato. Para celebrar a data foi lançada uma revista com resgate histórico e as principais lutas do Sindicato e um selo comemorativo dos 80 anos da entidade.

Obelino Marques foi um dos homenageados, recebendo um troféu comemorativo. O vereador foi o único representante do Legislativo a receber tal homenagem.

Não foi atoa que Obelino foi lembrado pelo maior sindicado do Estado. O vereador, além de ser um advogado que defende os direitos do trabalhador, o parlamentar sempre esteve ao lado do movimento sindical, principalmente dos metalúrgicos, participando por várias vezes das mobilizações nas portas das fábricas nas épocas de campanha salarial e em outras oportunidades.

Durante evento, Obelino enalteceu as lutas do Sindicato durante a ditadura militar no país, particularmente no final da década de 1960. “A história do Sindicato se entrelaça com o processo de luta do Brasil. Em 1968, mais de 20 mil metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem entraram em greve e deixaram-nos um legado chamado democracia. Temos que louvar a coragem desses trabalhadores, que enfrentaram a ditadura de cabeça erguida”, contou.