10 de março de 2015

Obelino critica sistema eleitoral e defende unificar as eleições

Obelino sugere ou retirar dois anos do mandato de vereador e prefeito ou dar mais dois anos para os representantes da esfera estadual e federal para acabar com os profissionais de eleição

Durante reunião plenária realizada na Câmara de Contagem, o vereador Obelino criticou o sistema eleitoral atual que, segundo o parlamentar, cria um ambiente de muita promiscuidade durante as eleições pelo elevado número de partidos políticos.

O vereador defende a unificação das eleições como forma de acabar com os profissionais de eleição, neste caso, seria realizada apenas uma eleição no intervalo de quatro anos. Para que isso aconteça, Obelino sugere ou retirar dois anos do mandato de vereador e prefeito ou dar mais dois anos para os representantes da esfera estadual e federal.

Obelino também defende a ideia de redução no número de parlamentares. “O Congresso Nacional deveria baixar para um senador por estado e a Câmara de deputados federais deveria ter cinco parlamentares por estado. Nós não precisávamos que algumas Câmaras tivessem mais do que cinco vereadores para fazer o papel de fiscalizador e legislador, porque a gente não faz esse papel, a gente quer ser a extensão do executivo,” disse o vereador.