3 de novembro de 2015

Novembro, mês da consciência negra

Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.519, que instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O mês de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção do (a) negro (a) na sociedade brasileira, cujo maior marco é o dia 20. Celebrado desde a segunda metade dos anos 1970, 20 de novembro foi inserido no calendário oficial do país, tornando-se uma importante conquista dos movimentos sociais negros que lutavam pela valorização da cultura afro-brasileira. A data foi escolhida para lembrar o líder Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro, que foi assassinado nesse dia.

Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.519, que instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Hoje, além da lembrança e homenagem, a data representa a luta e resistência do povo negro contra o racismo, que infelizmente ainda persiste no Brasil. Por isso, a mesma lei também tornou obrigatória a disciplina da história e cultura afrobrasileira nos ensinos fundamental e médio em todo país.

O mandato popular e participativo do vereador Obelino apoia a promoção da igualdade racial e contribui na construção de políticas públicas para fomentar ações que incentivem a conscientização da população contra os atos de racismo e pela igualdade de oportunidades.