24 de março de 2014

Grêmios Estudantis entram na pauta da Câmara

De autoria do vereador Obelino Marques, iniciativa vai incentivar organização de Grêmio

A Câmara Municipal de Contagem aprovou um projeto de lei de grande relevância para o movimento estudantil. Os parlamentares apreciaram proposta que tem o objetivo de organizar os Grêmios Estudantis da rede municipal de ensino do município de Contagem.

De autoria do vereador Obelino Marques (PT), o projeto de lei aprovado pela câmara assegura, aos alunos de 1° e 2° graus e de cursos técnicos da rede municipal, a livre organização em Grêmios, para representar os interesses dos estudantes de Contagem.

De acordo com o vereador autor da matéria, os estabelecimentos de ensino também terão que garantir local para realização de reuniões, além de espaço para divulgação das atividades do Grêmio Estudantil da escola.

O vereador Obelino destacou a importância de se organizar um Grêmio Estudantil nas escolas, mobilizando os estudantes. “Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no ambiente escolar quanto na comunidade em que vivem”, afirmou o parlamentar.

Objetivos do Grêmio
O Grêmio Estudantil tem por objetivo congregar o corpo discente da escola;

Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos;

Incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus membros;

Promover a cooperação entre administradores, professores, funcionários e alunos no trabalho escolar, buscando seu aprimoramento;

Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural, educacional, desportivo e social com entidades congêneres;

Batalhar pela adequação do ensino às reais necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino público, gratuito e de qualidade;

Lutar pela democracia, pela independência e respeito às liberdades fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política e religiosa.