3 de novembro de 2015

Cuidar da saúde também é coisa de homem

Desde o início a campanha nacional de combate ao câncer de próstata vem superando todas as expectativas. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações, atingindo mais de 75 milhões de pessoas em todo o país

O bem mais precioso de cada ser humano é a saúde. A prevenção contra doenças é a única forma de mantê-la bem durante toda a vida. Os compromissos diários e a busca pelos objetivos pessoais fazem com que a saúde, na maioria dos casos, só tenha atenção quando a energia do corpo se esgota e a cama se torna uma prisão.

Para reverter essa situação campanhas como Outubro Rosa, voltada para as mulheres, e Novembro Azul, direcionada aos homens, foram criadas para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados em benefício da saúde.

Em contribuição ao Novembro Azul, este texto será focado especificamente na saúde do homem, como forma de alertar o público masculino a dedicar um tempo para os cuidados com a saúde.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. O foco é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente após os 50 anos.

Desde o início a campanha nacional de combate ao câncer de próstata vem superando todas as expectativas. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações, atingindo mais de 75 milhões de pessoas em todo o país.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. Mais da metade dos tumores malignos de próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Porém, esse não é o único mau que acomete a saúde do homem. O alcoolismo e o tabagismo, a incontinência urinária, a disfunção erétil e problemas no coração são questões que merecem atenção e cuidado.

Em Contagem, o Centro de Referência em Saúde do Homem, localizado na rua Igaraçu, 215, no bairro Novo Eldorado, conta com três consultórios para atendimento de especialidades distintas, como cardiologia e urologia. O telefone do Centro é 3351-3567.

Cuidar da saúde também é coisa de homem. Procure seu médico, previna-se. O preconceito pode custar sua vida.