27 de agosto de 2014

Contagem comemora 103 anos no dia 30 de agosto

Teatro, arte, diversão e gastronomia são os destaques da programação cultural para comemorar os 103 anos de Contagem

No dia 30 de agosto, Contagem completa 103 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data, serão realizadas atividades artísticas, culturais e de lazer, que se estenderão por todo o mês.

Teatro, arte, diversão e gastronomia são os destaques da programação cultural para comemorar os 103 anos de Contagem. Para iniciar as festividades, será realizado o Seminário A Participação da Indústria de Contagem e de Minas Gerais nos projetos Estratégicos da Indústria da Defesa do Brasil, no dia 22/8. No mesmo dia, Contagem realizará mais uma edição do Festival Gastronômico de Abóboras, tradicional competição culinária entre grupos da terceira idade. Cada grupo inscrito participa com a produção de um prato, entre salgados, caldos e doces, todos preparados à base de abóbora. Durante o festival, na praça da Glória, as pessoas experimentam as receitas e participam da votação que elege os três melhores pratos.

No dia 28/8 o time de vôlei da cidade, o Sada Cruzeiro, enfrenta o Montes Claros, em jogo válido pelo campeonato mineiro, no ginásio do Riacho. No dia 28/8, será a vez do Parque Sarandi receber o lançamento do Programa Exercita Contagem, que realiza atividades físicas nas praças e parques da cidade, com a presença de professores de Educação Física.

No dia 29/8, a cidade comemora o primeiro aniversário do Restaurante Popular de Contagem. Será realizado um almoço com cardápio especial para a população. Pela manhã, será lançado o 2º Restaurante Popular da cidade, desta vez na Ressaca, com uma bênção ecumênica. À noite, às 20h, os moradores de Contagem serão agraciados com o espetáculo "Armatrux, a banda", do tradicional grupo teatral Armatrux, de Belo Horizonte, na praça da Jabuticaba. A abertura do espetáculo será feita pelos alunos das oficinas que o grupo ministrou na cidade, nos últimos meses. O espetáculo é composto por uma banda de bonecos, composta por quatro personagens vindos de universos distintos, e uma convidada especial, a pianista Mafalda Jackson. Com uma interpretação vibrante, os bonecos ganham vida e arrebatam o público, em um show com muitas luzes, fumaça e efeitos, construindo um universo musical cheio de surpresas.

No dia 30/8, data do aniversário, as festividades combinarão atividades sociais, religiosas e culturais. Pela manhã, Contagem realiza o primeiro Casamento Coletivo da cidade. Serão 30 casais de baixa renda que terão a oportunidade de realizar o sonho de se casarem, na praça Tancredo Neves. O dia contará também com a Marcha para Jesus, que percorrerá a avenida João César de Oliveira até a Passarela do Samba, onde ocorrerá o show do cantor gospel Fernandinho e banda e Mattos Nascimento. Ainda no dia 30/8, o Parque Ecológico do Eldorado comemora 10 anos, com uma programação repleta de atividades durante todo o dia.

No dia 31/8, os contagenses conhecerão a equipe campeã da tradicional Gincana de Contagem, considerada a maior do Brasil e que chega à sua 23ª edição. Além disso, a cidade receberá a 9ª Corrida da avenida João César, com competidores de renome nacional e internacional. Em setembro, as comemorações continuam. No dia 1/9, Contagem lança linha de ônibus que ligará o município direto ao Aeroporto de Confins. Já no dia 6/9, será inaugurado o centro de excelência em Ginástica de Trampolim, primeiro do Estado, no CSU Eldorado e realiza o tradicional desfile da Independência.