6 de outubro de 2014

Câmara aprova criação do hino da Guarda Municipal de Contagem

Hino será escolhido por meio de procedimento licitatório, na modalidade de concurso, conforme edital ainda a ser elaborado

Os vereadores de Contagem aprovaram nesta semana, em segundo turno e redação final, o projeto de lei da Prefeitura que autoriza a criação do hino da Guarda Municipal de Contagem. O hino será escolhido por meio de procedimento licitatório, na modalidade de concurso, conforme edital ainda a ser elaborado.

De acordo com a proposta, uma vez escolhida a música, os direitos do autor sobre letra, melodia, partitura e arranjos passam a ser do Município. E o hino será divulgado conforme regulamentação definida por ato do prefeito. Outra medida instituída pela nova lei é a criação do livro “Patronos do Hino Oficial da Guarda Municipal de Contagem”, que registrará os nomes que terão contribuído para elaboração e difusão do hino, e que será mantido pela Secretaria Municipal de Defesa Social.

Em mensagem que acompanha a matéria, o prefeito Carlin Moura (PCdoB) destaca que o objetivo é fortalecer a identidade da Guarda e aumentar seu reconhecimento diante da população. “Uma das formas de se tornar conhecida é através de símbolos. O hino é um símbolo que exprime valores históricos, definido como instrumento lírico em que o emissor faz uma homenagem à instituição, ao narrar sua trajetória histórica de conquistas e glórias, acompanhada de arranjo musical”, justifica.