6 de outubro de 2014

Atividades marcam Outubro Rosa em Contagem

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, respondendo por 22% de novos casos por ano

 Durante o mês de outubro, diversas atividades, que visam conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, serão realizadas em Contagem, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), em vários pontos da cidade.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, respondendo por 22% de novos casos por ano. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou para 2014 cerca de 57 mil novos casos da doença no país. De acordo com o instituto, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Quando detectado, precocemente, esse tipo de câncer tem quase 100% de chances de cura, mas, ainda assim, é o que mais mata mulheres no mundo.

A fim de reforçar as atividades e ações de conscientização que marcam o mês, de 1º a 31/10, a prefeitura, o hospital e a Maternidade de Contagem, os CCE´s Iria Diniz e Ressaca, a Secretaria Municipal de Saúde e o Espaço Popular receberão uma iluminação especial em tom de rosa. "A iluminação em rosa assume importante papel, pois é uma forma prática para que o Outubro Rosa tenha uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, possa ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente, tornando-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo", destacou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Braz da Silva.

Dentre as atividades, uma intervenção de conscientização acontecerá no Restaurante Popular do Eldorado, no dia 15/10, das 10h às 14h, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e outras secretarias municipais, com ênfase aos esclarecimentos gerais das ações de prevenção à saúde da mulher que são desenvolvidas no município. No dia 17/10, o Espaço Bem-Me-Quero, parceiro nas atividades, será palco da Roda de Conversa "Cuidados e Promoção da Saúde da Mulher".
O secretário de Saúde, Evandro Silva, afirmou que além das ações diretas de mobilização e conscientização, haverá uma intensificação das ações de citologia e mamografia. "Em todos os Distritos de Saúde de Contagem vamos potencializar a realização de mamografias, exames clínicos das mamas, além de atividades educativas voltadas a saúde da mulher".

Ele explicou que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE´s) passaram por um trabalho de sensibilização sobre o tema, para se tornarem agentes multiplicadores, e estarão em campo, durante o mês de outubro, levando informação à população feminina do município.

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania fará um trabalho de mobilização junto aos comerciantes das principais avenidas da cidade, incentivando-os a participarem das ações de conscientização, decorando de rosa as lojas e auxiliando na distribuição dos informativos.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 2/10/2002, quando foi comemorado os 70 anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa por período curto, por iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama.